Respirar e trazer presença!
- Hatha Educa

- 31 de mai
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jun
Artigo de Paula Combacau publicado na revista "Relatos e Retratos" na edição dos 35 anos da escola Sarapiquá.
Respirar, respirar, respirar...
Tão simples, tão essencial e pouco nos damos conta disso.
Através da respiração atingimos um estado emocional, físico e mental mais equilibrado. Porém, a correria e as tarefas cotidianas nos distanciam, muitas vezes, dessa grandiosa ferramenta. Bastam alguns minutos de atenção na respiração que a ansiedade diminui, a concentração aumenta e o imunológico agradece. Apoiando-se nesse simples e importante pensamento é que o Projeto Respirar foi tomando forma na proposta pedagógica da Sarapiquá. Inicialmente a escola trouxe o "ato de respirar" como uma ação consciente e intencionada para as formações de professores, na perspectiva de conhecer e perceber os benefícios que esta prática abrange. Oxigenar o corpo para aprender a tornar a escuta mais significativa; conhecer-se, desenvolver uma postura de atenção e cuidado consigo e com o outro. O Projeto Respirar, então, foi ganhando contornos e passou a ser desenvolvido com todos os alunos da escola. Posturas, relaxamento, histórias, danças, contos, meditação, exercícios do Yoga na educação e brincadeiras para despertar a consciência corporal, relações mais fluidas intra e entre as pessoas proporcionaram o reconhecimento da vida em grupo e individual. O Projeto Respirar no ambiente escolar é abordado conforme a faixa etária e as necessidades de cada turma. Para alunos até 7 anos brinca-se com as posturas através dos bichos e da natureza. Com as músicas e as histórias, explora-se a possibilidade de se viver junto como iguais, utilizando a filosofia de forma empírica. Não há interferências e nem se fazem abordagens teóricas sobre a respiração, o aspecto lúdico sempre se faz presente. Dos 7 aos 11 anos, o bem-estar das brincadeiras também se faz presente, porém, há aqui um aprofundamento da consciência sobre a respiração. Posturas mais desafiadoras, uma filosofia mais esclarecedora, um viver juntos mais intenso, com singularidades, mas sem diferenças. Este é um bom momento para começar a trazer a consciência da respiração, não interferindo no desenvolvimento da mesma, ou seja, cada um vivendo e reconhecendo suas potencialidades e possibilidades. Nesta faixa etária o número de alvéolos (sacos de ar do pulmão) estabiliza-se, aumentando apenas de tamanho. Com exercício de respiração os mecanismos cardiovasculares e respiratórios serão treinados sistematicamente, assegurando altos níveis de resistência através das diferentes fases da vida. As glândulas Pineal e Timo são estimuladas a não degenerar, mantendo o sistema emocional e imunológico mais saudáveis.
Com os grupos de alunos a partir dos 11 anos, o Projeto ganha uma abordagem mais intensa, apenas com restrições de posturas e alguns exercícios respiratórios para respeitarmos o desenvolver dos hormônios. Há um direcionamento maior a esses jovens para o encontro com sua autoestima, suas habilidades, a postura física e de vida, além de muito foco e concentração. Promover o relaxamento através da respiração é uma das técnicas bastante utilizadas no projeto em todas as idades. Como ressalta o ilustre Professor Hermógenes: relaxar é afrouxar-se, é desligar-se, é abandonar-se, derramando-se passivamente para se ausentar por um instante da ansiedade e da luta.
A escolha por este projeto está atrelada ao embasamento filosófico da Escola, que entende ser de intenso valor o estudo e as práticas do movimento humano no cotidiano escolar e na formação de sujeitos dentro do processo de se conhecer melhor. E também de reconhecer o próximo como igual, mantendo suas singularidades. O Projeto Respirar busca desenvolver o equilíbrio, a criação, a amorosidade e uma atenção que traz presença. Namastê!


